Recentemente, um ex-funcionário da Nintendo revelou uma informação chocante sobre o novo Pokémon Legends: Z-A. Esse ex-funcionário afirmou que o jogo já seria lucrativo com apenas 200.000 unidades vendidas.

Para uma franquia como Pokémon, que normalmente vende vários milhões de cópias, esse é um limite extremamente baixo para alcançar a lucratividade. No entanto, isso acontece claramente às custas da qualidade do jogo. E, no geral, essa estratégia coloca em evidência as decisões da Nintendo, da Game Freak e da série Pokémon.
Contexto: de onde vêm essas 200.000 cópias
O número de 200.000 vendas vem de um ex-funcionário da Nintendo que falou sobre o orçamento em um vídeo online. Ele disse que o orçamento de Pokémon Legends: Z-A foi relativamente baixo — cerca de 2 bilhões de ienes, o que equivale a aproximadamente 13 milhões de dólares. O jogo é vendido por 60–70 dólares, dependendo da edição, ou 60–70 euros na Europa. 13 milhões divididos por 65 dá exatamente 200.000, o que significa que o jogo já é lucrativo com tão poucas vendas. Segundo rumores, isso cobre apenas os custos de produção, portanto, os custos de marketing seriam adicionais.
Os jogos principais da série Pokémon, como «Escarlate / Violeta», geralmente vendem mais de 10 milhões de cópias. O limite de 200.000 unidades costuma ser superado apenas com as pré-vendas e é multiplicado várias vezes no dia do lançamento. O orçamento deste jogo também é muito baixo em comparação com outros títulos AAA, que muitas vezes variam entre dezenas e centenas de milhões de dólares.
Gráficos, tecnologia e cortes de custos em Pokémon Legends: Z-A
O baixo orçamento de desenvolvimento é mais evidente nas texturas de baixa resolução, nas paisagens simples, nos assets reutilizados e nas animações rígidas. Existem muitos exemplos — por exemplo, as janelas: elas são apenas texturas 2D aplicadas nas paredes e nem sequer estão em alta resolução. No geral, as cidades são pouco detalhadas e sem vida. Muitas animações são substituídas por uma tela preta, e de repente você aparece em outro lugar ou após um evento. Segundo os jogadores, os próprios Pokémon têm boa aparência — mas isso é tudo.

Alguns afirmam que os gráficos e o desempenho foram reduzidos para que o jogo pudesse rodar no Switch original, mas, nesse caso, deveria ter uma aparência significativamente melhor no Switch 2 — o que não acontece. A resolução é ligeiramente maior, mas as diferenças são mínimas. Ao explorar o mundo, os objetos aparecem muito perto do personagem em ambas as consoles. Pior ainda, aparecem em uma ordem inconsistente, então os objetos mais próximos nem sempre são carregados primeiro. No Nintendo Switch 2, o jogo roda suavemente a 60 FPS, enquanto no Switch original chega a no máximo 30 FPS — e frequentemente não consegue manter essa taxa, o que indica uma clara falta de otimização.
O que isso revela sobre a Game Freak e Pokémon
Com Pokémon Legends: Z-A, vemos claramente que Nintendo e Game Freak podem gerar milhões em receita com investimento mínimo. Como resultado, os projetos podem ser planejados com orçamentos muito conservadores, mas a qualidade inevitavelmente sofre. O nome Pokémon por si só já é suficiente para que muitos jogadores comprem o jogo, tornando 200.000 vendas praticamente garantidas. A grande questão agora é se essa tendência continuará — e se os orçamentos dos futuros títulos de Pokémon continuarão a ser reduzidos em busca de máximos lucros. Haverá um ponto de ruptura para os jogadores em que dirão — não, não aceitaremos mais isso?
Conclusão: Pokémon Legends: Z-A – Sucesso com esforço mínimo?
Para muitos fãs, Pokémon Legends: Z-A é decepcionante devido aos seus gráficos, o que reflete o seu orçamento reduzido de apenas 13 milhões de dólares. Mas para Nintendo e Game Freak, é um sinal claro de que podem entregar um projeto lucrativo com esforço mínimo. Se isso é visto como eficiência pragmática ou exploração da base de fãs depende do ponto de vista.

Ainda assim, o jogo conquistou os críticos, com uma pontuação de 79 no Metacritic e avaliações semelhantes em outras plataformas, por volta de 80. Mas a pergunta permanece: até que ponto é possível cortar custos antes que o jogo perca sua alma? Muitos fãs estão decepcionados com a aparência do jogo e agora se perguntam se os próximos títulos irão melhorar e elevar novamente os padrões. E, acima de tudo, os fãs exigirão esses padrões mais altos ou comprarão o jogo de qualquer maneira? Porque, se o fizerem, nada mudará.
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