5 razões pelas quais a Stadia não é o futuro dos jogos

18 de dezembro de 2019 às 03:52 in Blog com no comments
 

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Já faz mais de meio mês que o Google lançou seu suposto serviço de streaming de videogames, que abala a indústria, e os usuários o acharam querendo, para dizer o mínimo. Vamos dar uma olhada em alguns dos principais problemas com o serviço que apenas serviu para alimentar o ceticismo contra o futuro do streaming.


1/ LATENCY AND INPUT LAG

 

Acima: O Gene Park do Washington Post demonstra o atraso de entrada variável do Stadia.

Esta pode ser a questão mais importante para os estádios. Para ser justo, há quem afirme que não teve quaisquer problemas com a latência e o atraso na utilização dos Stadia, mas mais ainda se queixou do atraso no reconhecimento dos inputs. A maioria dos jogos depende do tempo de entrada e se os Stadia não conseguem registrar entradas sem problemas, mesmo com seu controlador dedicado, ninguém vai querer jogar jogos em sua plataforma.

2/ FALTA DE JOGOS

Stadia era suposto lançar com uma dúzia de jogos, a maioria dos quais eram títulos antigos. Como você pode imaginar, a internet estava em um tumulto para que o Google adicionou mais 10 jogos para a programação de lançamento, para um total de 22. Em comparação, o serviço xCloud da Microsoft ainda está em beta e já suporta mais de 50 jogos.

3/ DEMANDA DE LARGURA DE BANDA

A promessa de jogar em 4K sem a necessidade de gastar uma fortuna em hardware foi definitivamente um dos maiores pontos de venda dos estádios. No entanto, agora percebemos que vem a um preço enorme. Os jogadores vão precisar de cerca de 35 Mbps para jogar perfeitamente em 4K. Não só isso, cada hora de jogo em 4K gasta cerca de 20 GB de largura de banda. Se você tem largura de banda ilimitada com sua assinatura de internet, isso será ótimo. Se você tem um limite de largura de banda, no entanto, você provavelmente vai queimar através dele em questão de horas.

4/ PREÇOS DO JOGO

Como dissemos antes, a maioria dos títulos disponíveis nos estádios agora não são novos. O que é estranho, porém, é que parece que o Google espera que os jogadores paguem o preço total por eles, mesmo que a maioria deles estão disponíveis em descontos íngremes em outros lugares. Além disso, alguns jogos são ainda mais caros em Stadia em comparação com outras plataformas. Particularmente, o Darksiders Genesis custou US$ 10 a mais em comparação com o Steam. Se essa for a norma para os estádios, não vejo como eles esperam que os jogadores deixem o Steam para seu serviço.

5/ FALTA DE RECURSOS

O Google também não conseguiu ter vários recursos exclusivos de Stadia prontos para lançamento. Os recursos anunciados em março, mas que não existiam no lançamento, incluem a possibilidade de compartilhar estados de jogo exclusivos através de um link, permitir que os espectadores do YouTube entrem em sua sessão multiplayer e permitir que outros usuários de Stadia interajam com sua jogabilidade via Stream Connect. O que é ainda mais preocupante é como vários jogos nem sequer suportam 4K 60 FPS, a funcionalidade que supostamente estás a pagar na versão Pro do serviço.


Esses são os cinco problemas mais evidentes com o lançamento do Stadia, mas houve outros também. Desde o mal planejado cronograma de envio dos pré-encomendas dos estádios até alguns jogos que não suportam 4K nativos, o Google acaba de facilitar para a internet se divertir com o lançamento terrível.

É claro que essas questões são coisas que o Google pode corrigir ao longo do tempo. Ninguém esperava que o lançamento do Stadia fosse tranquilo, mas o Google acabou de estragar tantas coisas que não ajudou a convencer a já céptica comunidade de jogos. Então, por enquanto, nós definitivamente não achamos que Stadia seja o futuro dos jogos.


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