A série Risk of Rain começou em 2013 como um pequeno projeto universitário e hoje se tornou um dos jogos roguelike mais importantes. O jogo é repleto de ação, chegando ao caos total graças a um temporizador global de dificuldade que aumenta continuamente. Cada partida é diferente e sempre surgem novas builds completamente malucas.
Resumo
- Os primórdios: Risk of Rain
- O grande salto para o 3D: Risk of Rain 2
- Os DLCs de Risk of Rain 2: novos sobreviventes, mais endgame e mudança de meta
- Os sobreviventes: fantasias de poder, funções e identidade
- O coração da série: itens, escalonamento e caos roguelike
- A comunidade e o fator cult
- O futuro da série Risk of Rain
- Conclusão: por que Risk of Rain continua sendo uma das franquias roguelike mais fortes
Recentemente, foi lançado mais um DLC para Risk of Rain 2, e ele provavelmente é o melhor até agora. Por isso, esta semana é o momento perfeito para falar sobre toda a franquia no nosso artigo do Pixel Sundays. Comentamos os primórdios, a sequência, os DLCs e muito mais.
Os primórdios: Risk of Rain
Tudo começou como um projeto universitário de dois estudantes, Paul Morse e Duncan Drummond. A visão inicial deles era colocar o máximo de caos possível em um roguelike sem torná-lo injusto. Para financiar Risk of Rain, eles lançaram uma campanha no Kickstarter em 2013 com um objetivo pequeno que foi superado em poucos dias.
Mesmo naquela época, o apoio da comunidade já era enorme. Formou-se rapidamente um grupo de fãs dedicados que aguardavam ansiosamente o lançamento. O jogo adotou um estilo pixel minimalista para evitar limitações técnicas, colocando o foco total na jogabilidade. Após ser lançado no Steam em 8 de novembro de 2013, tornou-se rapidamente um inesperado sucesso indie.
A jogabilidade é um plataforma side-scroller com mecânicas roguelike como morte permanente, itens aleatórios e um ciclo de níveis. A mecânica central consiste em ativar um teletransportador em cada nível e sobreviver a uma fase cronometrada. Depois disso, você avança para o próximo nível. Enquanto isso, a dificuldade continua aumentando, então cada segundo importa.
Existem mais de 100 itens que podem ser empilhados e combinados, gerando efeitos positivos ou negativos. Quanto mais tempo você ficar em um nível, mais loot poderá coletar para se preparar. Porém, é igualmente importante não ser ultrapassado pelo temporizador nem ser cercado por inimigos demais. Risk of Rain oferece vários personagens que são desbloqueados com o tempo, cada um com estilos de jogo distintos, garantindo variedade e alta rejogabilidade.
Em 2023, foi lançada uma versão remasterizada chamada Risk of Rain Returns. Essa versão melhora o jogo como nunca antes, trazendo novos itens icônicos, novos personagens, multiplayer aprimorado e muito mais.
O grande salto para o 3D: Risk of Rain 2
A sequência do título de 2013, Risk of Rain 2, foi lançada em 2019 e deixou de ser um roguelike 2D pixelado para se tornar um roguelike 3D em terceira pessoa. Segundo os desenvolvedores da Hopoo Games, essa mudança era necessária porque a 2D não oferecia espaço visual suficiente para exibir todos os itens. Além disso, abriu uma nova dimensão de jogabilidade. Mesmo com a mudança radical de aparência, o coração da série permaneceu intacto: coletar itens, enfrentar ondas de inimigos, usar o ciclo do teletransportador e sobreviver enquanto a dificuldade aumenta.
Risk of Rain 2 tem um foco mais forte no cooperativo e suporta coop online para até quatro jogadores. Esse modo foi bastante destacado: durante o acesso antecipado, ao comprar o jogo você recebia uma segunda cópia para presentear um amigo. Além disso, houve uma roadmap e atualizações desenvolvidas com envolvimento direto da comunidade.
Assim como no primeiro jogo, é possível empilhar itens sem limite para aumentar seus efeitos, permitindo builds totalmente insanas. Efeitos como corrente elétrica ou dano em área foram adaptados ao ambiente 3D e ampliados com novos itens, mecânicas e sobreviventes. A combinação de itens, maior mobilidade e cenários tridimensionais permite partidas explosivas em que as builds podem sair totalmente do controle.
O jogo entrou em acesso antecipado em 27 de março de 2019 e recebeu, ao longo de anos, diversos DLC gratuitos e pagos, sobre os quais falaremos adiante. Em 2022, a propriedade intelectual foi adquirida pela Gearbox Software. Até hoje o jogo recebe atualizações, fortalecendo ainda mais a comunidade. Após o acesso antecipado, ele foi lançado também para PlayStation 4, Xbox Series, Xbox One e Nintendo Switch.
Os DLCs de Risk of Rain 2: novos sobreviventes, mais endgame e mudança de meta
Desde que a IP foi adquirida pela Gearbox Software em 2022, três grandes DLC pagos foram lançados. O primeiro, lançado em 1º de março para PC, é “Survivors of the Void“. Nesse DLC, uma invasão do Vazio atinge o planeta Petrichor V. Ele introduz dois novos sobreviventes: Railgunner, uma atiradora de longa distância, e Void Fiend, capaz de se transformar através da Corrupção do Vazio. Uma mecânica central do DLC são os itens corrompidos, que alteram ou distorcem os efeitos normais. Também adiciona novos estágios, chefes e finais.
Entre 2023 e 2024 foram lançadas duas expansões. A primeira foi Seekers of the Storm, um DLC pago que adiciona novos conteúdos como mapas, itens e Survivors. Este DLC oferece maior rejogabilidade graças a novas variantes de endgame. Nesse período também chegaram várias atualizações gratuitas que adicionaram ainda mais mecânicas de gameplay, itens e combinações.
No dia 18 de novembro de 2025 foi lançado o maior DLC até agora: Risk of Rain 2: Alloyed Collective. O DLC apresenta dois novos Survivors, Operator e Drifter.
- Operator: Está disponível desde o início e é especializada no controlo de drones. A Operator usa drones como ofensiva tática, suporte defensivo ou ferramentas utilitárias.
- Drifter: Precisa ser desbloqueado jogando e é baseado em um conceito antigo de Survivor do jogo anterior, mas totalmente reformulado. Suas habilidades permitem estilos de jogo flexíveis e agressivos.
Além disso, o DLC adiciona 7 novos stages, 18 novos itens, 7 novos drones e novas mecânicas de drones, que podem até ser controlados após a morte. Para o endgame há dois novos chefes de teletransportador, um novo chefe final e novos sistemas como combinação de itens, lojas de drones e muito mais. Os drones rapidamente se tornaram muito fortes e agora são uma grande parte da meta.
Os Survivors: Fantasias de poder, papéis e identidade
Em Risk of Rain 2, incluindo os DLC, podes escolher entre um total de 19 personagens. Cada um possui um estilo de jogo muito distinto, permitindo a cada jogador escolher a abordagem que prefere, seja tanque, combate à distância, estrategista, berserker, solo ou focado em equipa. Dependendo do personagem escolhido, vais querer recolher itens diferentes e procurar sinergias específicas.
Como exemplo, o Engineer pode colocar torretas que lutam por ele. Naturalmente, o Engineer quer itens que melhorem as torretas ou que gerem dano automático. O teu Survivor define cedo o caminho do teu build. Em modo cooperativo, é recomendado ter uma equipa equilibrada. Os novos Survivors dos DLC mudam a meta sempre que chegam; por exemplo, os novos drones da Operator estão atualmente muito fortes.
O coração da série: Itens, scaling e caos roguelike
O elemento mais importante da série são os vários itens, que vêm em diferentes raridades: Common (branco), Uncommon (verde), Legendary (vermelho), Boss (amarelo), Lunar (azul), Void (roxo). Os builds são criados acumulando o mesmo item várias vezes, fazendo com que os efeitos se somem ou multipliquem. Existem também habilidades que se ativam apenas com certa probabilidade, como efeitos on-hit: relâmpagos em cadeia, mísseis ou dano de sangramento.
Os itens de chefe e os lendários, que são raros, definem fortemente o teu build, enquanto os itens Void podem transformar itens já existentes. Quanto mais tempo sobrevives numa run, mais difícil fica, mas o loot também melhora. Muitos itens tornam-se exponencialmente mais fortes, permitindo que o caos se manifeste completamente.
A comunidade e o fator culto
A comunidade de Risk of Rain 2 tem uma cena de modding muito ativa. Existem guias para criar mods próprios e muitos Survivors, itens e stages personalizados. No geral, a comunidade é muito dedicada e fornece kits de modding para quem está a começar. A banda sonora da série, composta por Chris Christodoulou, é altamente valorizada. Ela mistura elementos eletrónicos com ambient e rock, contribuindo imensamente para a atmosfera.
O futuro da série Risk of Rain
Não se sabe se algum dia chegará um verdadeiro Risk of Rain 3, já que no momento nada foi anunciado ou planeado. É mais provável que novos DLC continuem a chegar para Risk of Rain 2, especialmente porque o último DLC foi novamente um grande sucesso. Há também indícios contínuos sobre um possível spin-off mobile.
Conclusão: Por que Risk of Rain continua a ser uma das franquias roguelike mais fortes
A série Risk of Rain mostra de forma impressionante como um pequeno projeto universitário pode transformar-se numa das franquias roguelike mais influentes. Do caos pixelado em 2D ao shooter explosivo em 3D, a série evoluiu sem perder a sua identidade baseada em escalonamento, sinergias de itens e alta rejogabilidade. Risk of Rain 2 eleva essas qualidades com foco cooperativo, builds extremos e fluxo constante de conteúdo, provando através dos seus DLC que o jogo continua muito vivo.
O novo DLC Alloyed Collective mostra especialmente o quanto a série ainda tem potencial, com novos Survivors, novos stages, um sistema expandido de drones e um endgame modernizado. Juntamente com uma comunidade apaixonada, uma banda sonora icónica e uma cena de modding ativa, Risk of Rain continua a ser um título de destaque no género roguelike. Não se sabe se haverá um terceiro jogo, mas a franquia mostra mais do que nunca que ainda tem um longo caminho pela frente.
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