Pixel Sundays: Traçando a Evolução da Série Persona

25 de fevereiro de 2024 às 14:00 em Notícias de jogos, Ofertas com sem comentários
Pixel Sundays: Traçando a Evolução da Série Persona

O Que é Persona

Persona é uma série de jogos de vídeo desenvolvida e publicada pela Atlus. Esta série, com 28 anos, inicialmente surgiu como um spinoff de uma das séries mais populares e renomadas do Japão, Megami Tensei. A série ganhou atenção significativa pela primeira vez com Persona 3, que divergiu radicalmente de seus predecessores em termos de conteúdo. Com mudanças que a tornaram extremamente popular, a série Persona tornou-se bastante conhecida e ofuscou Megami Tensei, pelo menos fora do Japão.

Ao contrário de Megami Tensei, Persona foca em um grupo de adolescentes que frequentam o ensino médio. Esses adolescentes são capazes de evocar manifestações de seus próprios egos, conhecidas como Personas. A jogabilidade segue o estilo clássico de RPG japonês por turnos, onde o grupo ativo de companheiros luta ao lado de sua Persona, um espírito ou uma figura histórica/mitológica, contra grupos de inimigos. Tudo isso é acompanhado por uma história com trama fascinante que frequentemente combina temas sérios com os da psicologia analítica.

Franquia Persona com todas as personagens principais

Os Clássicos de Persona

Os jogos clássicos de Persona referem-se aos primeiros 3 capítulos da série, todos interligados ao contrário dos modernos, que são capítulos independentes. Temos Revelations: Persona, lançado em 1996, o primeiro capítulo da série que apresenta um rapaz do Colégio St. Hermelin na cidade de Mikage-cho (Lunarvale na versão dos EUA). Durante um ritual chamado Persona, semelhante a Bloody Mary, o grupo perde a consciência, mas recebe poderes de um certo Philemon para evocar suas Personas. Pouco depois, descobrem que a cidade foi invadida por demônios e investigam para salvar a cidade. Uma característica única de Revelations é que abre dois caminhos diferentes dependendo das escolhas iniciais.

O segundo capítulo é dividido em 2 jogos: Innocent Sin de 1999 e Eternal Punishment de 2000. Aqui vemos Tatsuya Suou como protagonista no primeiro capítulo, com foco em Maya Amano no segundo. O primeiro capítulo ocorre 3 anos após Revelations. Innocent Sin mostra Tatsuya e seus amigos lidando com uma misteriosa maldição que atingiu a cidade de Sumaru, com a misteriosa figura do JOKER, onde cada voz parece se tornar realidade. Enquanto Eternal Punishment segue o epílogo de Innocent Sin e vê Maya Amano investigando e escrevendo uma história sobre JOKER vários meses depois, mas o encontro com Philemon desperta Personas nela e em seus amigos.

Os clássicos de Persona foram lançados exclusivamente no PlayStation 1, mas receberam ports para PSP, que adicionaram novos recursos, além de melhorias gráficas e novos sprites. Embora Eternal Punishment Portable tenha sido lançado apenas no Japão (com um patch em inglês da comunidade).

Persona elenco principal de Persona 2 Innocent Sin: Maya, Tatsuya, Lisa, Eikichi, Yukino, Jun

Os Personas Modernos

Os Personas modernos começam com Persona 3 de 2006. Definitivamente o capítulo mais importante da série, com uma mudança clara na jogabilidade graças à introdução de elementos de Simulação de Encontros e um Calendário. Ambientado na cidade artificial fictícia de Tatsumi Port Island, jogamos como um estudante que acabou de se transferir para a Gekkoukan High School e retorna à ilha 10 anos depois de perder os pais em um acidente. Mas na noite de seu retorno, ele é atacado por Sombras, que se manifestam durante a Hora Escura, e o leva a manifestar sua própria Persona. Acompanhado por outros que, como ele, manifestaram Personas para resolver o mistério e o perigo que cerca a ilha.

Persona 4, lançado em 2008, marca uma clara mudança de localização, com a cidade rural de Inaba e um cenário mais próximo da realidade do que da ficção científica. Jogando como o protagonista que viverá com seu tio materno Dojima e se envolverá em uma série de assassinatos ligados a um misterioso canal de TV que afeta a pacífica cidade do interior. Persona 5 de 2016, por outro lado, acontece na agitada cidade de Tóquio, com o protagonista se transferindo depois de ser injustamente acusado e punido por ajudar alguém. Depois de despertar sua Persona, junto com seus novos companheiros, ele pretende mudar os corações das pessoas corruptas e se rebelar contra a sociedade.

Persona 3 não apenas marca uma mudança na série, mas também continua uma tendência de versões aprimoradas com conteúdo extra. Temos Persona 3 FES, que não apenas corrige e melhora alguns pontos fracos, mas também traz o capítulo extra The Answer, focado em Aigis. Sem mencionar a conversão para PSP com Persona 3 Portable, que, embora corte a exploração da cidade em favor do controle direto do grupo e uma nova perspectiva com o personagem feminino. Sem mencionar o recente remake em Persona 3 Reload, um remake visual que faz jus ao título com melhorias trazidas pelo quinto capítulo. Persona 4 Golden, anteriormente exclusivo para PS Vita, oferece um novo personagem na história e outros novos conteúdos. Persona 5 Royal traz novas áreas jogáveis, novos personagens, um dos quais se torna jogável mais tarde, e mini-jogos e interações adicionais, sem mencionar mecânicas.

Os Spin-offs de Persona

O grande sucesso da franquia levou a Atlus a experimentar e trazer mais spin-offs da série Persona, algo irônico considerando as origens da série. E é precisamente a partir do sucesso de Persona 3 que chegaram os primeiros spin-offs da série. No início, temos uma série de títulos mais disponíveis gratuitamente através do navegador, como Persona 3: The Night Before e Persona Ain Soph. Se o primeiro spin-off começa com Persona 4, temos uma impressionante série de spin-offs, muitas vezes com sequências ou divididos por gênero.

  • Persona 4 Arena (jogo de luta) e a revisão Arena Ultimax. Série desenvolvida pela Arc System Works.
  • Q (RPG no estilo de Etrian Odyssey): Temos Q: Shadow of the Labyrinth e Q2: New Cinema Labyrinth.
  • Dancing (jogo de ritmo): Temos Persona 3: Dancing in Moonlight, Persona 4: Dancing All Night e Persona 5: Dancing in Starlight.
  • Persona 5 Strikers (Musou / Hack & Slash)
  • Persona 5 Tactica (Tático e Estratégia)


Também temos a confirmação de Persona 5: The Phantom X, um título móvel que parece usar um modelo do tipo gacha, embora reste saber o quanto isso afeta as Personas (potencialmente tornando-o pago para ganhar).

Persona: Evolução e Motivos do Sucesso

O sucesso da série pode ser atribuído a vários elementos típicos da série. Enquanto os Personas clássicos ainda mostram uma raiz principalmente ligada a (Shin) Megami Tensei, também começam a mostrar alguns dos elementos modernos da série. Temos:

  • Jogabilidade no estilo JRPG por turnos, com uma equipe de companheiros. Combinado com um sistema de dungeon crawler combinado com a história. Combinação de tipos e estratégias de ferramentas/habilidades disponíveis.
  • Temas complexos explorados através das interações com os personagens. Temas que formam a base da história e muitas vezes são refletidos através da trilha sonora.
  • Cada jogo na série Persona tem um tema principal.
  • História e diálogos contados através de um estilo típico de romance visual.
  • Temas de adolescência e crescimento interior e dificuldades diárias muito próximas ao público-alvo dos jogos.

Persona 3, no entanto, representa uma mudança profunda e direção da série, passando de um JRPG puro para um híbrido. De fato, a grande mudança vem com a introdução do Social Link e muitos elementos do Simulação de Encontros, temos:

  • Sistema de Calendário, com atividades a serem realizadas durante o dia.
  • Um equilíbrio entre a vida diária de um estudante e a exploratória sobrenatural.
  • Social Link: interações com os colegas de equipe, explorando os vários personagens e estabelecendo relacionamentos (inclusive românticos). Um sistema de pontos que recompensa e melhora Personas do mesmo Arcano.
  • Avançando nos relacionamentos, também desbloquearemos habilidades que nos ajudarão no jogo, às vezes com influência no final deles ou do jogo.
  • Wild Card: Capacidade do Personagem Principal de usar múltiplos Personas. Graças ao Social Link, também podemos usar e desbloquear Personas mais poderosos de seus respectivos Arcanos.
  • Alta rejogabilidade graças ao Calendário e ao Social Link, não sendo possível maximizar tudo exceto com um guia. Também graças a um Novo Jogo +.

Além disso, com o recente Persona 3 Reload, além de adicionar mais interações com os personagens com O Episódio do Link, também temos uma mudança no motor gráfico Unreal Engine 4 que introduz recursos modernos como Reflexos de Ray Tracing.

Esses elementos introduzidos com Persona 3 permanecem na série até hoje e, combinados com os já propostos pelos clássicos, juntamente com as inovações trazidas por cada capítulo, tornaram a série extremamente popular. Popularidade que se expandiu para tocar muitos outros meios de comunicação. Começando pelas trilhas sonoras muito cativantes e bem feitas, com gêneros de rock leve e temático para os dois primeiros, mais rap e hip-hop para o terceiro, J-rock e J-pop para o quarto e uma mistura, mas fortemente influenciada pelo jazz para Persona 5. Também não faltam filmes animados, mangás e até séries de TV animadas, tudo de alta qualidade. Bem como muitos produtos variados de personagens e Personas, especialmente Jack Frost, símbolo da série Persona e Shin Megami Tensei (SMT), frequentemente usados como mascotes pela Atlus.

Além disso, se a série antes era exclusiva apenas para os consoles domésticos da Sony, com a chegada ao PC, Xbox e Nintendo Switch, viu um salto adicional na popularidade e base de usuários ativos para a série. Com quase 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, das quais cerca de metade são apenas da série Persona 5.

Arte oficial de Persona com todos os principais protagonistas da série

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Por whizzerlow whizzerlow


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