Pixel Sundays: The Elder Scrolls – História, Evolução e Impacto Global

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Por Notícias
1 de dezembro de 2024 1 comentário

A série Elder Scrolls é conhecida por quase todos. Esta franquia nos acompanha há mais de 25 anos e, esperamos, continuará por muitos mais. Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre a série Elder Scrolls.

Resumo


Esta semana, em nosso artigo Pixel Sundays, vamos falar sobre a franquia The Elder Scrolls. Muitos conhecem esta série principalmente por Skyrim, Oblivion ou Morrowind. Mas há muito mais e hoje vamos falar sobre tudo isso.

História de The Elder Scrolls

The Elder Scrolls é uma série de jogos de RPG de ação desenvolvida pela Bethesda Softworks. Atualmente, esses jogos são conhecidos por seus grandes mundos abertos e pela liberdade que oferecem aos jogadores. Tudo começou em 1994 e desde então muita coisa mudou e os jogos evoluíram ao longo do tempo. Vamos começar com alguns dos marcos importantes que a série alcançou.

The Elder Scrolls

O primeiro jogo da série foi lançado em 1994: The Elder Scrolls: Arena. Este jogo foi desenvolvido e lançado para MS-DOS. Inicialmente, como o nome sugere, o jogo foi concebido como um jogo de combate em arena. Mas, ao longo do desenvolvimento, os criadores decidiram mudar o foco e o jogo se transformou em um RPG com um mundo aberto. Apesar dos desafios técnicos iniciais, Arena lançou as bases para a franquia Elder Scrolls que conhecemos hoje. Este jogo está disponível gratuitamente no Steam.

Em 1996, foi lançado The Elder Scrolls: Daggerfall. Este jogo apresentava um dos maiores mundos já vistos em um videogame, abrangendo uma área de 161.000 km². Para comparação, o Reino Unido tem uma área de 209.000 km². Daggerfall introduziu quatro facções diferentes e muitas missões, estabelecendo novos padrões para os jogos de RPG. Este jogo também está disponível gratuitamente no Steam.

The Elder Scrolls

Alguns anos depois, em 2002, foi lançado The Elder Scrolls III: Morrowind, que foi lançado tanto para PC quanto para Xbox. Neste jogo, a história foi muito mais detalhada, e, por isso, ganhou vários prêmios e atraiu muitos novos fãs, aumentando assim sua popularidade.

Em seguida, foi lançado The Elder Scrolls IV: Oblivion em 2006. Este jogo trouxe gráficos melhorados e uma IA dos inimigos avançada, tornando os combates mais divertidos e desafiadores. O mundo em Oblivion era muito mais vivo, e com sua história envolvente, o jogo rapidamente se tornou um dos melhores RPGs de sua época.

The Elder Scrolls

Depois, em 2011, veio o jogo que muitos de vocês provavelmente conhecem, The Elder Scrolls V: Skyrim. Todos nós conhecemos e amamos, é um jogo com um imenso mundo aberto (embora não tão grande quanto o de Daggerfall). Além disso, Skyrim facilitou a criação de mods, o que resultou em toneladas de conteúdo criado pela comunidade. Skyrim também ganhou numerosos prêmios de Jogo do Ano.

Em 2017, foi lançado The Elder Scrolls Online, um jogo que é um pouco diferente dos demais, pois não é um título principal. Este é um MMORPG, ou seja, é um jogo no qual muitos jogadores jogam juntos. Portanto, mesmo que esteja ambientado no mesmo universo, ele deve ser visto de uma forma um pouco diferente. Mais adiante, falaremos um pouco mais sobre este jogo.

Desenvolvimento da série

Tudo começou com The Elder Scrolls: Arena – o jogo que não saiu exatamente como planejado. Inicialmente, a ideia era criar um jogo de ação baseado em gladiadores em um universo de fantasia. No entanto, durante o desenvolvimento, cada vez mais missões foram sendo adicionadas, junto com uma história profunda e elementos de RPG. Além disso, o jogo ganhou um mundo aberto. Com isso, ficou claro que o plano original havia sido abandonado, dando lugar a algo totalmente novo. Curiosidade: no jogo, não há nenhuma batalha em arena, e o único vestígio do plano original é o próprio nome: The Elder Scrolls: Arena.

The Elder Scrolls

Vamos aprofundar um pouco mais e ver como os diferentes jogos mudaram ao longo do tempo. Em 1994, era comum que Daggerfall usasse um motor 2D com elementos 3D simulados. Por isso, o mundo aberto não podia ser implementado como um “verdadeiro” mundo aberto. Em The Elder Scrolls: Arena, o mundo era composto por diferentes áreas que eram carregadas separadamente.

Vamos falar sobre o combate em Daggerfall. Os ataques eram controlados pelos movimentos do mouse, mas já existia o uso de magia. O sistema de magia era bastante simples, com uma quantidade limitada de mana e tipos de feitiços. Podia-se interagir com NPCs, mas de forma muito minimalista. Havia poucas interações dinâmicas, pois o foco principal estava na história.

The Elder Scrolls

Com Daggerfall, um motor melhorado em 2.5D foi introduzido, permitindo representar o ambiente de forma mais realista e adicionar mais detalhes ao jogo. O mundo aberto desse jogo era tão grande que, na época, não seria possível armazená-lo em um computador. Por isso, o mapa era gerado de forma procedural. Este jogo também introduziu novos elementos de RPG, como habilidades e atributos que influenciavam sua força no combate.

O sistema de magia também foi expandido. Novos feitiços foram adicionados e todos eles tinham mais efeitos, tornando a magia ainda mais épica. Os NPCs também foram enriquecidos. The Elder Scrolls: Daggerfall introduziu diferentes facções e sistemas políticos, o que fez as interações com os NPCs parecerem mais naturais. Um sistema de reputação simples foi introduzido, influenciando o comportamento dos NPCs com base em suas ações.

The Elder Scrolls

Agora chegamos ao terceiro jogo da série, The Elder Scrolls III: Morrowind, lançado em 2002. Em termos de gráficos, este jogo foi um grande avanço, com a mudança para o motor Gamebryo, que possibilitou a introdução de modelos 3D reais no jogo. Mais detalhes foram adicionados aos mapas e cidades feitas à mão, como Vivec e Balmora. O sistema de combate baseado em atributos e habilidades foi melhorado. Os golpes eram calculados com base nas suas estatísticas, o que fazia com que os combates, por vezes, parecessem um pouco ridículos. Muitas vezes você ficava de frente para os inimigos, atacando repetidamente, enquanto os atributos determinavam o resultado.

O sistema de magia também foi atualizado. Agora você poderia criar feitiços e encantar seus itens, trazendo ainda mais possibilidades para o jogo. Os diálogos também foram ampliados, com opções de diálogo e um sistema de palavras-chave para as conversas. Além disso, o foco restrito na história principal foi abandonado. Você poderia agora aceitar muitas missões secundárias e deixar a missão principal de lado. Morrowind foi também o primeiro jogo da série a receber DLCs, que trouxeram novas regiões, armas e histórias para o jogo.

Agora estamos no ano de 2006 com The Elder Scrolls IV: Oblivion. Este jogo usava o motor de física Havok, que permitia simular colisões e movimentos de forma realista. Além disso, as texturas foram atualizadas para HDR, e os cenários foram enriquecidos com efeitos de iluminação, tornando o mundo mais vivo. Eles perceberam que os combates anteriores não eram tão divertidos, por isso foi implementado um sistema de combate baseado em física, no qual o impacto das armas era simulado de maneira realista. A magia também se tornou mais agradável de usar, pois agora você poderia alternar entre feitiços de forma fluida durante o combate.

The Elder Scrolls

Os NPCs também foram melhorados com o sistema Radiant AI, permitindo que tivessem rotinas e processos de tomada de decisão. Aspectos como dia e noite, ou até o clima, afetavam suas rotinas. Os DLCs adicionaram ainda mais áreas e missões ao jogo, expandindo o conteúdo.

Em 2011, foi lançado o jogo que a maioria de vocês provavelmente jogou: The Elder Scrolls V: Skyrim. Desde o início, Skyrim foi extremamente popular, apesar de alguns bugs – ou talvez características peculiares –, que muitos jogadores passaram a amar. Como Todd Howard, diretor de jogos e produtor executivo da Bethesda, disse certa vez: “It just works“. Skyrim usava o motor Creation, que permitia iluminação dinâmica, efeitos climáticos realistas e ambientes detalhados. Os modelos de personagens e animações também eram uma grande melhoria em relação a Oblivion.

The Elder Scrolls

Skyrim introduziu um sistema de combate dual, permitindo que cada mão do personagem pudesse ser equipada com uma arma ou feitiço diferente. Dessa forma, você podia empunhar uma espada em uma mão e lançar um feitiço com a outra. Também havia armas e feitiços que exigiam ambas as mãos. Você é o Dragonborn e possui a habilidade de usar gritos poderosos. Graças ao sistema Radiant Story melhorado, o jogo sempre gerava novas missões secundárias para serem completadas.

Os NPCs em Skyrim também reagiam diretamente ao jogador. Por exemplo, faziam comentários se você passasse com uma arma desembainhada ou se tivesse um feitiço de fogo equipado. O comportamento deles também mudava depois de algumas missões. Os DLCs de Skyrim ofereceram mais do que apenas novas missões e áreas. O DLC Hearthfire, por exemplo, permitia que você construísse sua própria casa e a decorasse. O DLC Dawnguard introduziu a possibilidade de se tornar um caçador de vampiros ou até mesmo um vampiro, enquanto o Dragonborn trouxe uma nova ilha e a habilidade de montar dragões.

Influência global e cultural

Bethesda criou algo realmente incrível com os jogos da série Elder Scrolls, e isso definitivamente não passou despercebido. Muitos jogos se inspiraram na série Elder Scrolls. Um exemplo notável é The Witcher 3. Os desenvolvedores da CD Projekt Red gostaram muito da maneira como o mundo aberto de Skyrim foi criado e se inspiraram nisso para o seu próprio jogo.

The Elder Scrolls

Além disso, há uma grande quantidade de produtos derivados da série Elder Scrolls, especialmente de Skyrim. Existem figuras de ação, pôsteres, espadas e muito mais que você pode encontrar em diversas lojas. Também há romances oficiais, como The Infernal City e Lord of Souls, que expandem o universo de Tamriel e contam novas histórias.

A comunidade também teve um grande papel na popularidade da série. Existem os modders, sobre os quais falaremos mais tarde, mas também há muitos fãs que expressam seu amor pela franquia. Você pode encontrar muitos cosplays de Skyrim em convenções de jogos e muitos fãs estão ativos nas redes sociais para compartilhar sua paixão pela série.

Skyrim e seus Mods

Os mods são uma parte fundamental do que mantém Skyrim vivo até hoje. Embora o jogo tenha mais de 13 anos, ainda conta com cerca de 100.000 jogadores diariamente. Muito disso se deve aos mods, que melhoram os gráficos, adicionam novas missões e trazem muito mais. Claro, há também mods engraçados que você joga apenas por diversão, e existem muitos deles. Com todos esses mods, é fácil gastar milhares de horas no jogo.

The Elder Scrolls

Bethesda facilita muito para os modders criarem mods. Eles lançaram uma ferramenta oficial de modding chamada Creation Kit, o que possibilita até que iniciantes criem seus próprios mods. O mundo de Skyrim também foi desenvolvido pensando em modders. O mundo aberto é fácil de modificar e existem sistemas modulares que tornam o jogo ampliável. Podemos esperar que o suporte aos mods também seja uma parte importante em The Elder Scrolls VI.

A comunidade de modding é muito ativa. Existe até um Skyrim Modding Jam anual, onde vários modders têm um tempo limitado para criar o melhor mod para o jogo. Com isso, novas pérolas sempre surgem. Se você deseja procurar mods para Skyrim, o melhor lugar para visitar é o Nexus Mods. E os fãs de Skyrim não se limitam apenas ao Skyrim: há, por exemplo, mods para Crusader Kings 3 que permitem jogar no universo de The Elder Scrolls.

The Elder Scrolls Online

Agora vamos falar sobre The Elder Scrolls Online. Diferente dos títulos principais, este jogo não foi desenvolvido diretamente pela Bethesda, mas pelos ZeniMax Online Studios. Em vez de ser um RPG para um jogador, é um MMORPG, ou seja, um jogo online onde você joga em um mundo aberto junto com muitos outros jogadores. É também o primeiro jogo da série Elder Scrolls que você pode jogar com seus amigos.

The Elder Scrolls

O jogo se passa cerca de 1.000 anos antes dos eventos de The Elder Scrolls V: Skyrim e gira em torno da guerra pelo Trono de Rubi em Cyrodiil. Você pode explorar o mundo de Tamriel, completar missões, realizar missões PvE ou combater outros jogadores. Há também masmorras e raids que você pode enfrentar com outros jogadores para obter loots épicos, como em qualquer MMO. Você pode criar seu personagem como desejar, melhorando diversas habilidades e usando diferentes armas e armaduras.

O jogo é constantemente expandido com novos conteúdos, e há expansões anuais que mantêm o jogo fresco e sempre dão um motivo para voltar. Até agora, já existem 7 DLCs, e provavelmente mais virão no futuro. Ao longo do jogo, você também tem acesso a novas perspectivas do mundo de Tamriel por meio de livros e outras interações.

Inovações e futuro de The Elder Scrolls

No futuro, podemos esperar mais DLCs e atualizações para The Elder Scrolls Online, que continuarão a expandir o mundo e oferecer horas de diversão para os jogadores e suas guildas. Mas isso não é tudo. A comunidade de modding não vai ficar parada. Até que o próximo grande título de Elder Scrolls seja lançado, as mods para Skyrim continuarão a surgir, mantendo a experiência sempre renovada. O futuro é incerto, mas não há dúvida de que grandes coisas estão por vir.

E uma coisa que deixei para o final: um novo jogo da série Elder Scrolls já foi anunciado, e trata-se de The Elder Scrolls VI. O teaser oficial do jogo foi lançado em 11 de junho de 2018, e não, isso não é um erro de digitação. Faz mais de seis anos que recebemos aquele teaser, que não mostrava nada além do cenário do jogo. Ainda não temos uma data de lançamento nem um trailer completo. Nos últimos anos, a Bethesda esteve ocupada trabalhando em jogos como Starfield e Fallout 76, deixando pouco tempo para um novo Elder Scrolls. Esperamos que finalmente estejam trabalhando nisso, e que possamos jogá-lo nos próximos anos.

Conclusão

A série The Elder Scrolls subiu de nível desde 1994, melhorando a cada lançamento. Hoje, é, sem dúvida, um dos RPGs mais influentes e queridos de todos os tempos. O mundo aberto e as histórias cativantes conquistaram muitos fãs e criaram uma comunidade forte. Especialmente a comunidade de modders, que mantém o jogo vivo e em constante evolução. Graças a eles, Skyrim continua popular e relevante anos após o seu lançamento. The Elder Scrolls Online também trouxe uma nova perspectiva ao mundo de Tamriel, atraindo um público totalmente novo.

The Elder Scrolls

Com o anúncio de The Elder Scrolls VI, o futuro da franquia continua emocionante. Bethesda espera estabelecer novos padrões com o próximo jogo e criar o que pode ser o melhor RPG de todos os tempos. Mas, por enquanto, teremos que esperar para ver. Esta franquia sobreviveu por mais de 25 anos e continuará fazendo isso graças a todos vocês: os fãs que a apoiam e a amam.

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Por Kilian Kilian


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