O jackpot de 4,7 mil milhões do Steam: Então, por que 40% dos novos jogos não conseguiram faturar nem 100 $?

Avatar do autor
Por Notícias
25 de outubro de 2025 sem comentários

Quase metade dos jogos lançados no Steam este ano nem sequer recuperou os 100 $ da taxa de publicação — um reflexo claro de quão saturado o mercado de jogos para PC se tornou.

O Steam continua a crescer e a ganhar milhares de milhões, mas os novos jogos continuam a falhar. Porquê?

De acordo com a Gamalytic, uma plataforma que estima as vendas e receitas de jogos no Steam usando um algoritmo próprio, cerca de 40% de todos os jogos lançados em 2025 não conseguiram recuperar o custo inicial de 100 $ de submissão. Com quase 16.000 novos títulos a chegar ao Steam este ano, a competição pela visibilidade está mais feroz do que nunca.

Sabe mais sobre a nova funcionalidade de Calendário do Steam!

 

A dura realidade do excesso de oferta do Steam

Desde o início de 2025, quase 16.000 jogos foram publicados no Steam — um pouco menos que os 18.500 títulos lançados em 2024. Esta enchente avassaladora de conteúdo significa que apenas uma pequena percentagem de developers consegue atrair atenção significativa dos jogadores.

Segundo a análise da Gamalytic, cerca de 6.200 jogos lançados este ano foram comprados por apenas um punhado de pessoas — muitas vezes apenas dois, três ou quatro jogadores no total. O enorme volume de novos lançamentos não só dilui a visibilidade, como também torna o marketing e a criação de comunidade mais cruciais do que nunca para os criadores independentes.

 

Receitas dos jogos indie: o fosso aumenta

Os dados da Gamalytic pintam um quadro preocupante da distribuição de rendimentos no Steam. Estima-se que 65,9% dos jogos lançados em 2025 ganharam menos de 1.000 $, enquanto o terço inferior gerou uma média de apenas 37 $ de receita total.

No outro extremo do espectro, os top 5% dos jogos ultrapassaram os 300.000 $ em vendas. O relatório estima a receita total do Steam para 2025 em 4,7 mil milhões de dólares, mas este número esconde uma desigualdade massiva. Apenas 8% dos títulos ultrapassaram a marca dos 100.000 $, deixando a vasta maioria a lutar para ter lucros, mesmo que modestos.

 

Os developers indie ainda conseguem ter sucesso?

Embora a Gamalytic reconheça uma potencial margem de erro nas suas estimativas — especialmente para títulos free-to-play ou jogos com fontes de receita externas como Patreon ou crowdfunding — a tendência geral permanece clara: a cena indie está mais incerta do que nunca.

Segundo a plataforma, 77% das suas estimativas ao nível do jogo estão dentro de uma margem de erro de 30%, e 98% dentro de 50%, tornando os seus dados a nível macro extremamente fiáveis. Apesar destes desafios, alguns developers estão a adaptar-se, visando públicos de nicho, construindo comunidades fortes ou experimentando modelos de financiamento híbridos. Criatividade e persistência parecem ser os únicos caminhos a seguir num mercado sobrelotado.

 

Conclusão: Um mercado difícil que exige estratégias mais inteligentes

Mesmo que os números não sejam absolutos, a mensagem é inegável: o mercado de jogos para PC é brutalmente competitivo. Os estúdios indie têm agora de combinar design inovador, marketing inteligente e envolvimento da comunidade para se destacarem no meio do ruído.

O que é que tu achas? Os developers indie estão a enfrentar uma batalha impossível, ou ainda há espaço para histórias de sucesso criativo no Steam? Partilha as tuas ideias abaixo!


Leia este post em :

Partilha:

Transfere a Extensão de Navegador Allkeyshop Grátis

Para ficares a par de todas notícias, trailers e melhores descontos no mundo dos videojogos, guarda-nos nos favoritos. Podes encontrar as melhores e mais baratas ofertas de chaves, códigos de jogos, cartões-presente e software antivírus de vendedores certificados nas nossas páginas.
Para não perderes nenhuma notícia na Allkeyshop, subscreve em Google Notícias .

MAIS ARTIGOS RELEVANTES