No nosso último artigo Pixel Sundays de 2025, focamo-nos na franquia ARK. Para este, vamos saltar a introdução longa, porque é exatamente assim que te sentes quando inicias o ARK pela primeira vez. Não há intro, nem explicação, absolutamente nada. Acordas nu numa praia apenas com um implante no braço. Olhas em volta e as primeiras coisas que vês são dinossauros — ficas cheio de espanto e medo no mesmo segundo.
Resumo
- O Nascimento do ARK: Early Access, Risco e Visão
- Sobrevivência Reimaginada: Sistemas que Criam Histórias
- Dinossauros em vez de Zombies: A Domagem como Ideia Central
- Multijogador, Tribos e Escalação Social
- ARK Survival of the Fittest: O Curto Sonho do Dino-Esports
- Mapas, Bosses e Lore Escondida
- Mods, Comunidade e Retenção a Longo Prazo
- ARK Survival Ascended: Um Novo Começo ou uma Correção Necessária?
- O Futuro do ARK
- Conclusão: ARK como um Experimento Maior do que Ele Próprio
Não há tutorial, nem tarefa, nem minimapa, o que cria uma sensação de desorientação, mas é exatamente como planeado. O ARK força-te a aprender através da observação e do fracasso; a primeira morte chega rápido, mas tornas-te cada vez melhor através dos níveis e, acima de tudo, através da compreensão do mundo.
O Nascimento do ARK: Early Access, Risco e Visão
ARK Survival Evolved foi lançado em junho de 2015 como um produto inacabado em Early Access (acesso antecipado). O jogo era jogável desde cedo, mas foi comunicado abertamente como um trabalho em curso. Naquela época, o conceito de Early Access era visto com ainda mais ceticismo, pois os jogadores compravam uma ideia em vez de um jogo finalizado. Era preciso ter confiança na visão dos desenvolvedores e, há 10 anos, isso ainda não era o padrão.
O jogo foi desenvolvido pelo Studio Wildcard, que tinha uma equipa muito pequena de apenas cerca de 40 funcionários. A sua visão era criar um jogo de sobrevivência em mundo aberto com crafting, construção de bases e dinossauros. O seu jogo oferecia uma combinação de PvE, PvP, single-player e grandes servidores. Rapidamente ficou claro que era um projeto ambicioso, pois surgiram cedo novos mapas, criaturas e sistemas que estenderam o jogo por centenas de horas. O ARK nunca quis começar pequeno; quis tudo desde o início.
No início do Early Access, o ARK teve problemas massivos de desempenho, especialmente em PCs mais fracos, além de bugs, glitches e quedas de servidores. Infelizmente, cada nova atualização trazia frequentemente novos problemas, que eram resolvidos com o tempo. Os jogadores tiveram de ter paciência e tolerância à frustração, pois o progresso era frequentemente perdido; esta crítica acompanhou o ARK constantemente durante anos. No entanto, os jogadores ficaram porque o conceito central do jogo era único e fresco. Cada patch prometia um desenvolvimento visível. Podias viver a tua própria história, além dos dramas nos servidores e sucessos, o que criou um vínculo dentro da comunidade.
O ARK é um exemplo positivo de um Early Access funcional. O jogo foi desenvolvido ao longo de um longo período, embora tenha gerado dinheiro rapidamente, e o feedback da comunidade foi integrado no design. As grandes atualizações pareciam marcos no caminho para uma versão final. O ARK provou que os jogos inacabados podem crescer — não perfeitamente, mas honestamente no seu desenvolvimento.
Sobrevivência Reimaginada: Sistemas que Criam Histórias
No ARK Survival Evolved, a fome, a sede, o calor e o frio são companheiros constantes. Se não cuidares das tuas necessidades, não vais conseguir. Cada bioma oferece perigos e mecânicas diferentes a que deves estar atento. Até o peso que carregas afeta a tua exaustão. A morte é frequentemente uma consequência de pequenas decisões erradas ou de roupa inadequada.
Ferramentas e roupas são essenciais para a sobrevivência e, para as obteres, deves fabricar itens, o que requer matérias-primas. O progresso que fazes é funcional e tudo menos um luxo. Cada nova arma desbloqueada expande as tuas chances de sobrevivência. O crafting não é incrivelmente complexo, por isso não se torna aborrecido. Recursos como madeira, pedra, metal e comida nunca abundam e devem ser farmados repetidamente. Tais expedições para encontrar ferro podem por vezes terminar de forma fatal. Ao morrer, perdes os teus itens, mas podes recuperá-los; no entanto, não perdes progressos como níveis. Através dos níveis, desbloqueias novas receitas de crafting e tornas-te mais forte.
Dinossauros, clima e jogadores formam dinâmicas. Não existem duas sessões iguais e a história emerge das mecânicas em vez de guiões fixos. Lembras-te sempre dos momentos decisivos vividos com os dinos. As emoções surgem da perda, do sucesso e da improvisação. Quando fazes tudo isto junto com amigos, o sentimento é amplificado. O ARK não dita uma história; deixa-a acontecer.
Dinossauros em vez de Zombies: A Domagem como Ideia Central
No ARK, os dinossauros não são apenas inimigos. Aprendes rapidamente que não é necessariamente mais eficaz matá-los, pois também podes domá-los. O sistema de domagem (taming) recompensa a paciência, a preparação e o conhecimento. Primeiro, deves deixar o dino inconsciente, o que podes fazer brutalmente com uma moca ou mais tarde com narcóticos. Os dinos inconscientes devem então ser supridos com narcóticos e comida e, após algum tempo, tornam-se os teus leais seguidores. Estes tempos de domagem podem durar até 15 horas nas definições padrão, tornando-o uma emoção absoluta, já que estes dinos podem ser atacados por outros animais durante este tempo. Mas não te preocupes, podes ajustar as definições para os tempos de domagem.
Podes dar um nome aos teus dinos e cada um tem atributos individuais. Uma vez domados, também podes usar os dinos eficazmente para o trabalho; alguns são bons para recolher minérios, por exemplo, enquanto outros ajudam na colheita de ervas. Também podes montar dinos com a ajuda de selas, o que é particularmente interessante com dinos voadores. Mais tarde, podes até criar dinos e trabalhar com mutações, mas isso surge mais no final do jogo e fica em segundo plano.
Multijogador, Tribos e Escalação Social
O ARK também é muito jogado em servidores, onde apenas sobrevives juntamente com a tua tribo. Existem tanto servidores PvE como PvP que definem a experiência de jogo. As tribos substituem as guildas clássicas com hierarquias claras. Grandes tribos dominam frequentemente os servidores e há guerras frequentes com raids de horas ou ataques secretos à noite. Pequenos grupos devem submeter-se ou esconder-se. Se alguém conseguir saquear a tua base porque, por exemplo, ninguém a está a defender, tudo se perde, levando a uma grande frustração do jogador. É especialmente irritante quando és saqueado offline, e é por isso que o raiding durante as horas noturnas é proibido em muitos servidores.
ARK Survival of the Fittest: O Curto Sonho do Dino-Esports
Já que estávamos no assunto do multijogador, façamos uma curta excursão para outro jogo da franquia: ARK Survival of the Fittest. O objetivo era criar um modo competitivo justo e agradável para os espectadores. Afastar-se do grind para partidas claras e mais curtas. De repente, o ARK deveria ser mensurável, comparável e adequado para esports. O Survival of the Fittest foi primeiro um modo separado no ARK e mais tarde foi lançado como um projeto independente.
Neste modo, todos os jogadores começam simultaneamente, como nos Hunger Games. O sistema clássico de Battle Royale. O mapa ficava cada vez mais pequeno e tinhas de farmar equipamento rapidamente. O lançamento veio antes do grande boom de Fortnite ou PUBG. Olhando para trás, foi surpreendentemente visionário. Os dinos estavam naturalmente neste modo também, mas não havia tempo para ligações emocionais; eram simplesmente um meio para atingir um fim para ganhar a ronda.
Infelizmente, o conceito não pegou bem; houve problemas técnicos e um desempenho instável. Além disso, o equilíbrio entre dinos, armas e builds era difícil de controlar, e era demasiado complexo para novos jogadores. Os fãs clássicos do ARK acharam-no demasiado rápido e redutor, por isso nunca se formou uma grande base de jogadores. No entanto, o Survival of the Fittest não foi um fracasso, mas uma tentativa ousada que infelizmente não resultou.
Mapas, Bosses e Lore Escondida
Agora terminamos a nossa excursão e voltamos ao jogo propriamente dito. O jogo nunca apresenta a sua história de forma agressiva; não existem quests clássicas, cutscenes ou a voz de um narrador. A lore existe paralelamente ao jogo de sobrevivência propriamente dito, e só a aprendes através de notas encontradas, que são totalmente opcionais.
No jogo, existem vários mapas com diferentes focos, estruturas e dinos. Ruínas, obeliscos e artefactos tecnológicos contradizem a pura fantasia dos dinos. Alguns destes mapas são gratuitos, enquanto outros requerem a compra de um DLC. O primeiro DLC, por exemplo, foi Scorched Earth, que te leva a um deserto. Ali, os problemas de água são um fator importante e existem dragões perigosos como novos inimigos, que também não são dinos clássicos.
Muitos dos mapas oferecem cavernas como zonas perigosas de fim de jogo com batalhas de bosses. Para poderes fazer estas batalhas de bosses, tens primeiro de realizar certos rituais, o que as separa significativamente do jogo propriamente dito; se não tiveres interesse em tais combates, podes simplesmente saltá-los e desfrutar do mundo em si. O caminho até lá é frequentemente mais importante do que o combate em si. Para o combate com o boss, no entanto, precisas de muitos dinos como apoio.
O jogo também tem um pouco de lore, mas esta é apresentada mais através de storytelling ambiental do que por explicação direta. As pistas estão escondidas em ambientes, textos e designs; além disso, como mencionado, podes descobrir notas. Mas frequentemente só descobres esta lore tarde, pois no início domina o loop de sobrevivência ou o multijugador, tornando a busca pela lore desinteressante. Muitos descobrem-na apenas após anos ou fora do jogo.
Mods, Comunidade e Retenção a Longo Prazo
O ARK Survival Evolved vive fortemente através da sua comunidade de modding. Os mods corrigiram fraquezas que o jogo base nunca resolveu totalmente; trazem atualizações de qualidade de vida, novas criaturas e novos mapas. O modding estendeu massivamente a vida útil do jogo, especialmente porque os desenvolvedores seguiram em frente. Mas mesmo sem mods, o ARK é muito personalizável; podes ajustar tempos de domagem, recursos recebidos e tudo o resto.
ARK Survival Ascended: Um Novo Começo ou uma Correção Necessária?
Em outubro de 2023, o ARK Survival Ascended foi lançado; isto não é um pequeno patch, mas um reset completo. O Ascended muda para o Unreal Engine 5 como base para o futuro. O objetivo é uma maior estabilidade, melhor desempenho e gráficos modernos. As expectativas para esta versão eram altas devido ao marketing, mas a realidade mostrou problemas de desempenho e bugs, tal como no início do Survival Evolved.
Esta versão causou grandes críticas porque tens de comprar o jogo novamente. Muitos fãs de longa data reagiram com sensibilidade e muitos ainda recusam mudar hoje em dia. No Steam, o jogo tem 60% de avaliações positivas. No entanto, o Ascended está agora a trazer cada vez mais conteúdo através de DLCs pagos e atualizações gratuitas, tornando o Ascended cada vez melhor.
O Futuro do ARK
O ARK Survival Ascended serve como base para os próximos anos; é um novo ponto de partida para tudo. Destina-se a permitir o desenvolvimento a longo prazo, e vários DLCs ainda virão para ele. Naturalmente, mais e mais mods da comunidade também serão criados. Além disso, o ARK 2 foi anunciado, mas não há muita informação sobre ele, além de que continua a ser adiado. Um lançamento não é esperado antes de 2028, como o estúdio por trás do jogo confirmou recentemente.
Conclusão: ARK como um Experimento Maior do que Ele Próprio
O ARK não é um jogo confortável e nunca foi. Não se explica sozinho, não te leva pela mão e raramente perdoa erros. Mas é precisamente aí que reside a sua força. O ARK força os jogadores a observar, aprender e adaptar-se. O progresso não é feito através de marcadores ou listas de verificação, mas através da experiência, perdas e pequenos sucessos pessoais. Cada dino domado, cada base defendida e cada noite sobrevivida parece merecida.
Ao longo dos anos, o ARK foi sempre inacabado, caótico e tecnicamente problemático, mas simultaneamente único. Mostrou quão poderosos os sistemas podem ser quando geram histórias em vez de as prescreverem. Escalações em multijogador, política de tribos, laços emocionais com criaturas virtuais e momentos inesquecíveis não são acessórios, mas o jogo propriamente dito no Cdkeypt.
Mesmo experiências fora do jogo principal, como o Survival of the Fittest ou o novo começo radical com o Survival Ascended, mostram que o ARK nunca quis ficar parado. Nem tudo foi bem-sucedido, mas muito foi audaz. O ARK não é uma franquia perfeita, mas é uma que deixou a sua marca. Continua a ser a prova de que grandes ideias, mesmo com arestas e falhas, podem escrever a história dos videojogos.
Transfere a Extensão de Navegador Allkeyshop Grátis
Para ficares a par de todas notícias, trailers e melhores descontos no mundo dos videojogos, guarda-nos nos favoritos.
Podes encontrar as melhores e mais baratas ofertas de chaves, códigos de jogos, cartões-presente e software antivírus de vendedores certificados nas nossas páginas.
Para não perderes nenhuma notícia na Allkeyshop, subscreve em
Google Notícias
.