Hoje, no nosso artigo semanal do Pixel Sundays, falamos sobre um jogo de uma franquia relativamente nova. Um jogo que todo gamer deveria conhecer: Elden Ring. Mais especificamente, hoje falamos sobre Elden Ring Nightreign, mas também daremos uma olhada rápida no Elden Ring original. Para detalhes completos sobre a história de Elden Ring, recomendo este artigo. Elden Ring é um Soulslike conhecido por seu mundo aberto, onde é fácil acumular centenas de mortes. Há apenas alguns dias, o jogo multiplayer Elden Ring Nightreign foi lançado. Hoje falaremos sobre os dois jogos.
Resumo
- A origem de Elden Ring – Uma nova era dos Soulslike
- Gameplay de Elden Ring
- Shadow of the Erdtree – A primeira grande expansão
- Elden Ring: Nightreign – Um novo capítulo começa
- As oito classes Nightfarer – Diversidade no combate
- Novas mecânicas – Roguelike encontra Soulslike
- Futuro de Elden Ring e Nightreign
- Conclusão – A jornada continua
Com Elden Ring, a FromSoftware, o estúdio mais conhecido por Dark Souls, criou uma obra-prima. Você pode ler o artigo Pixel Sunday sobre Dark Souls aqui. Elden Ring revolucionou o gênero Soulslike e RPG de ação. Ele oferece um mundo aberto, as Terras Intermédias, imerso em uma atmosfera sombria e uma lore complexa. O jogo conseguiu cativar milhões de jogadores ao redor do mundo.
Agora, três anos depois, a franquia foi expandida com Elden Ring: Nightreign. Com esse novo passo, a FromSoftware se aventura no território multiplayer. Neste artigo, vamos acompanhar a evolução da franquia, desde os primeiros passos até o lançamento mais recente.
A origem de Elden Ring – Uma nova era dos Soulslike
Elden Ring foi lançado em 25 de fevereiro de 2022 e marcou uma importante evolução na fórmula Soulslike já conhecida da FromSoftware. O jogo combina combates desafiadores e gameplay profundo, como os vistos em Dark Souls, com um mundo aberto que convida à exploração. Você pode explorá-lo livremente, sem um objetivo fixo, descobrindo segredos ao longo do caminho. Ao jogar pela primeira vez, não há marcadores de missão; você precisa definir seus próprios objetivos, incentivando a exploração. O mundo é rico em detalhes e visualmente impressionante.
O jogo foi desenvolvido em colaboração com o renomado autor George R.R. Martin, que foi responsável pela lore de Elden Ring, acrescentando grande profundidade à narrativa. Sem ele, o jogo não teria uma história e mitologia tão ricas. Ele criou a história dos deuses, semideuses e dos principais eventos que formam a base do mundo atual. Essa parceria permitiu à FromSoftware construir um universo rico e complexo.
Com mais de 30 milhões de cópias vendidas, Elden Ring se tornou um dos jogos mais bem-sucedidos de todos os tempos.
Gameplay de Elden Ring
Claro que vamos falar novamente sobre o gameplay de Elden Ring. O jogo combina o tradicional estilo Soulslike com um vasto mundo aberto cheio de descobertas. É atraente tanto para iniciantes quanto para veteranos do gênero.
O mundo, conhecido como as “Terras Intermédias”, possui seis regiões principais distintas. Cada uma delas tem paisagens, inimigos e desafios completamente únicos. Você pode explorá-las livremente sem telas de carregamento entre elas. Em todos os lugares há masmorras escondidas, chefes opcionais e vários NPCs. Com a sua montaria Torrent, você também pode viajar rapidamente por longas distâncias, e graças à sua habilidade de salto, pode alcançar até mesmo áreas de difícil acesso.
O sistema de combate, como em todos os jogos Souls, baseia-se em tempo preciso e gestão da resistência. Você precisa desviar, atacar, bloquear e assim por diante, e a maioria dos chefes pode te matar com apenas alguns golpes. Além de armas físicas, você também pode usar magia; os feitiços são encontrados no mundo e você precisa de mana para usá-los. Isso permite que você personalize seu estilo de jogo como quiser. Com as “Cinzas de Guerra” você pode atribuir habilidades especiais às armas.
Se uma luta for muito difícil para você, há um modo cooperativo. Você pode convidar outros para o seu mundo e essa pessoa pode ajudar a derrotar o chefe. Após a luta, os aliados desaparecem. Existem também locais onde você pode participar de combates PvP contra outros jogadores. Através do sistema de invocação, você também pode chamar NPCs para ajudá-lo na batalha.
No jogo você também fica mais forte. Você coleta “Runas”, que ganha ao derrotar inimigos, e pode usá-las nos “Locais de Graça” para melhorar seus atributos. Você também pode teletransportar-se para os Locais de Graça e, se morrer, renasce lá.
Shadow of the Erdtree – A primeira grande expansão
Em 21 de junho de 2024, foi lançado o primeiro DLC de Elden Ring, chamado Shadow of the Erdtree. Esta expansão leva os jogadores à “Terra da Sombra”, uma nova região acessível após derrotar Mohg, o Senhor do Sangue, e Radahn, o Flagelo das Estrelas. Em termos de escala e complexidade, essa nova região é comparável às áreas principais do jogo base.
A história de Shadow of the Erdtree foca em Miquella, o irmão de Malenia, que é apenas mencionado brevemente no jogo principal. No DLC, você segue os rastros de Miquella até a Terra da Sombra, repleta de novas ameaças e segredos.
O DLC traz muitas novidades:
- Novas áreas: A Terra da Sombra inclui várias regiões vastas com paisagens, masmorras e segredos únicos.
- Novos chefes: O DLC inclui uma dúzia de chefes principais e secundários. Eles estão presentes tanto na história principal quanto em áreas opcionais.
- Novas armas e equipamentos: São 90 novas armas, incluindo sete tipos completamente inéditos. Também há muitos novos equipamentos e feitiços.
- Novas mecânicas de jogo: Para equilibrar o DLC, foram adicionados os “Fragmentos de Scadutree” e as “Cinzas Espirituais Veneradas”, que te fortalecem na Terra da Sombra, mas não têm efeito no jogo base.
Shadow of the Erdtree foi elogiado por críticos e jogadores. A expansão foi destacada por sua integração perfeita com o jogo base. Os jogadores também gostaram do design do mundo e das batalhas contra chefes desafiadoras. Alguns críticos a chamaram de uma das melhores expansões de todos os tempos, elogiando especialmente a atmosfera e o design dos níveis.
Elden Ring: Nightreign – Um novo capítulo começa
Em 30 de maio de 2025, foi lançado o novo jogo Elden Ring Nightreign. Trata-se de um jogo independente no universo de Elden Ring. O título oferece uma nova experiência, reinterpretando o design básico do jogo original.
O foco do jogo está no gameplay cooperativo para até três jogadores. No jogo, você forma grupos de três jogadores e luta junto contra os perigos da noite. Juntos, vocês enfrentam desafios difíceis. Infelizmente, não há modo cooperativo para dois jogadores, ou seja, você joga sozinho ou com exatamente três jogadores.
Nightreign introduz oito classes de personagens únicas, cada uma com habilidades específicas. Cada classe oferece um estilo de jogo próprio e habilidades especiais que incentivam o trabalho em equipe estratégico. Você verá mais detalhes sobre as classes em seguida.
O jogo oferece mapas gerados proceduralmente, que variam a cada tentativa. Isso garante alta rejogabilidade. O título também traz elementos roguelike, o que significa que nenhuma partida é igual à anterior e você precisa se adaptar sempre.
Apesar de Nightreign ter sido projetado como um jogo cooperativo, como já mencionado, também é possível jogá-lo sozinho. No entanto, a dificuldade no modo solo é maior, já que o jogo foi pensado para três jogadores. Um patch foi anunciado para ajudar jogadores solo, com mudanças como reviver automático após a morte e recompensas de runas aumentadas.
As primeiras avaliações de Elden Ring Nightreign são mistas. Alguns elogiam a jogabilidade inovadora, enquanto outros criticam a dificuldade excessiva para quem joga sozinho. Em 31 de maio, o jogo tinha uma média de 77 pontos no Metacritic e 67% de avaliações positivas no Steam.
As oito classes Nightfarer – Diversidade no combate
Como mencionado anteriormente, o jogo apresenta oito classes diferentes. Cada uma delas possui habilidades, estilos de jogo e pontos fortes próprios. As classes são as seguintes:
- Duchess: Uma ladina furtiva com alta destreza e magia, especializada em combate com adagas e habilidades de suporte.
- Executor: Um espadachim amaldiçoado com uma katana que pode se transformar em uma besta.
- Guardian: Um guerreiro-pássaro robusto com alabardas e escudos pesados, especializado em defesa e controle de multidões.
- Ironeye: Um arqueiro preciso que marca inimigos e se destaca no combate à distância e na melhoria de saques.
- Raider: Um poderoso lutador corpo a corpo que usa armas colossais e alta resistência.
- Recluse: Uma feiticeira com alta inteligência e fé, que utiliza magia elemental complexa à distância.
- Revenant: Um invocador com poderosos feitiços de cura e suporte, capaz de invocar espíritos e reviver temporariamente aliados.
- Wylder: Um personagem equilibrado, ideal para iniciantes, com boas habilidades corpo a corpo e de sobrevivência.
Novas mecânicas de jogo – Roguelike encontra Soulslike
Elden Ring Nightreign combina a fórmula Soulslike com elementos roguelike inovadores, oferecendo uma experiência de jogo única. Cada partida é dividida em três dias no jogo, com cerca de 15 minutos de tempo real cada. Cada dia traz desafios progressivos.
- Dia 1: Você explora o mundo gerado proceduralmente de Limveld e coleta recursos.
- Dia 2: Inimigos mais fortes aparecem e algumas áreas do deserto começam a colapsar.
- Dia 3: Acontece a batalha final contra um poderoso chefe Nightlord, enquanto o ambiente se torna cada vez mais perigoso.
Um dos elementos centrais é a “Night’s Tide” – ela faz com que a área de jogo encolha, forçando os jogadores a se manterem em movimento e a cooperarem. Essa mecânica lembra muito os jogos de battle royale e mantém a tensão constante durante a partida.
O mundo de Limveld é gerado novamente a cada nova partida, o que resulta em mapas, inimigos, posicionamentos e eventos únicos. Isso garante alta rejogabilidade, pois é necessário se adaptar constantemente a novas situações.
Futuro de Elden Ring e Nightreign
Embora Elden Ring tenha sido um enorme sucesso, assim como a expansão Shadow of the Erdtree, a FromSoftware não tem planos concretos para uma continuação direta no momento. Em uma entrevista, o presidente do estúdio, Hidetaka Miyazaki, afirmou que Elden Ring 2 não está em desenvolvimento. Isso não significa o fim – a ideia é realizar novos projetos dentro do mundo de Elden Ring.
A FromSoftware deseja agora focar-se em jogos menores dentro do universo de Elden Ring. Miyazaki expressou o desejo de que jovens desenvolvedores do estúdio criem seus próprios projetos.
Embora Elden Ring 2 não esteja nos planos atuais, a FromSoftware está expandindo o universo com spin-offs como Elden Ring: Nightreign, já abordado em detalhes. Além disso, o estúdio trabalha em novas IPs, incluindo The Duskbloods, um RPG de ação multiplayer previsto para 2026, exclusivo para Nintendo Switch 2.
Além disso, está em desenvolvimento um filme baseado em Elden Ring. Segundo a publisher Bandai Namco, o estúdio de produção A24 pretende adaptar o Soulslike da FromSoftware em parceria com o diretor Alex Garland. Ainda não há data de lançamento ou mais detalhes, mas talvez possamos ver Elden Ring nos cinemas em alguns anos.
Conclusão – A jornada continua
Com Elden Ring, a FromSoftware pode ter alcançado o maior sucesso da história dos Soulslike. Seu mundo aberto e variedade de chefes elevaram o gênero a um novo patamar. A lore criada por George R. R. Martin também contribuiu bastante. O DLC Shadow of the Erdtree expandiu consideravelmente a experiência sem comprometer o núcleo do jogo.
Com Elden Ring Nightreign, a FromSoftware mostra que está disposta a experimentar dentro do universo. Embora o roguelike cooperativo não agrade igualmente a todos os fãs, ele traz ideias novas e estabelece as bases para um futuro mais amplo da franquia – além dos tradicionais Soulslike solo. As novas classes, o sistema inovador de três dias e a mecânica “Night’s Tide” são ambiciosas, embora ainda apresentem algumas falhas iniciais.
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